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The Day After, um seletivo futuro promissor

Os educandos brasileiros têm a oportunidade de obter um futuro promissor, diante dos fatos e acontecimentos que vivenciamos, mas somente 10% da PEA, os demais precisam melhorar seu CONHECIMENTO para sobreviver

"Somente 10% da PEA que têm educação com qualidade, falam outros idiomas e vivenciam a TI, sobreviverão, os demais, participarão da Renda Universal, isso se chama seletividade."

INTRODUÇÃO

Os educandos brasileiros têm a oportunidade de obter um futuro promissor, diante dos fatos e acontecimentos que vivenciamos, mas somente 10% da PEA, os demais precisam melhorar seu CONHECIMENTO para sobreviver.

Essa é uma verdade intragável, mas essa probabilidade deve ser considerada pelos leitores e pela sociedade em geral, e gostaríamos que fosse diferente, mas diante das adversidades, problemas, desafios e entraves domésticos, essa é uma verdade que devemos considerar, diante dos fatos e acontecimentos que nos afetam.

Após leitura e entendimento dos livros, COVID – 19, THE GREAT RESET (ainda não traduzido para o idioma português), o Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre JOB FUTURE em 2025, e o Relatório sobre Inteligência Artificial 2027, (lidos e entendidos na versão original), estamos diante de uma verdade que precisamos considerar, diante de um cenário para 2030, se desejamos a obtenção de um futuro promissor.

O educando precisa de novas habilidades, competências, eixos práticos, criatividade, senso crítico, humildade, aprender inglês, mandarim, russo, hindi e árabe, e vivenciar a inteligência artificial, criar o seu agente de IA, e aprender a computação quântica, VERDADES que ainda não são lecionadas na escola brasileira, inclusive universidades, por motivos alhures.

ESCOLA/UNIVERSIDADE

Estamos em 2025, onde governos, sociedade, PROFESSORES, educandos e profissionais, devem fazer uma leitura e entender que as mudanças, avanços, transformações estão acontecendo a uma velocidade exponencial, e isso está afetando seriamente o mundo e principalmente o cenário futuro dessa geração de jovens que hão de formar a PEA (População Econômica Ativa), mesmo considerando a nova ordem em transformação, a evolução dos BRICS PLUS, as adversidades, problemas e desafios.

Lamentavelmente, os responsáveis citados anteriormente, e principalmente a Escola e Universidade, não estão fazendo a leitura desses fatos e acontecimentos, onde deveriam gerar as mudanças necessárias, e estão formando IDIOTAS/NEÓFITOS, num flagrante ESTELIONATO, não compreendido pelas vítimas, onde muitos não terão condições de sobreviver diante da seletividade do mercado.

Os professores, mestres, doutores, PhDs, que ministram as disciplinas onde devem melhorar o CONHECIMENTO dos educandos, estão afetados e alijados por motivos diversos/alhures, mas principalmente porque não têm o entendimento das inovações tecnológicas que estão afetando seriamente o mundo desses educandos.

Os atuais professores tentam, em sua maioria, sobreviver nos dias atuais em busca do vil metal para atender ao seu orçamento, e esquecem de investir na sua capacitação e qualificação profissional, e isso é repassado para o educando, onde o foco é na obtenção do DIPLOMA/CERTIFICADO, e não no CONHECIMENTO técnico específico, que deveria ser o maior objetivo.

Acreditamos que o TEMPO e RECURSOS (em sentido lato) afetam seriamente o entendimento dessa verdade absoluta (o fato de que o que estão aprendendo hoje, pouco servirá para o futuro que se apresenta), já que as novas profissões exigem conhecimento das inovações tecnológicas que deveriam ser repassadas junto às disciplinas ministradas.

Mas, poucos passaram pelo "buraco da agulha", pois, os demais serão estatísticas que comporão a massa, que serão atendidas pela Renda Universal e formarão um peso ao Erário, até o seu encontro celestial, ou serão dizimados por uma pandemia, ou pela própria evolução natural digital.

Os pais e responsáveis, que não visualizarem antecipadamente essa verdade, pagarão um elevado preço, já que o investimento em seus filhos e netos precisa se legitimar e gerar os bônus necessários para atender às futuras aposentadorias, pensões, ou análogos.

O mais gritante é que, mesmo que o fato de habitarmos um país, RICO com potencialidades econômicas invejáveis, somente uma minoria será agraciada, a exemplo do fato atual, mas com diferencial em outro tipo de moeda, a do CONHECIMENTO.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL /AGENTE DE IA/ COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

Como pesquisadores e escritores, buscamos junto a IA abaixo identificada, que, através da estatística aplicada, usando a média, moda, mediana, desvio padrão, margem de erro, a probabilidade e a Lógica FUZZY, discorra sobre sua aplicabilidade diante dos fatos atuais, que possam proceder uma análise mais depurativa e nos induza a um conhecimento diferenciado, e insira sugestões que possam agregar valor a situação atual desses educados e futuros profissionais.

Numa tentativa de demonstrar que aqueles que desejarem e que tenham as condições básicas, podem ser inseridos nos INCLUÍDOS, face aos eventos que hão de afetar o cenário de um futuro promissor.

"Utilizando Lógica Fuzzy e considerando os avanços em *Inteligência Artificial (IA), Agentes Autônomos e Computação Quântica*, podemos modelar a probabilidade de um futuro promissor para o educando e profissional no Brasil, mesmo diante de adversidades.

Variáveis Fuzzy Consideradas:

1. Oportunidades Tecnológicas (OT) – Influência da IA, automação e computação quântica no mercado.

2. Qualificação do Educando (QE) – Nível de adaptação às novas demandas (hard e soft skills).

3. Ambiente Socioeconômico (ASE) – Cenário político, econômico e acesso à educação com qualidade no Brasil.

4. Resiliência e Adaptabilidade (RA) – Capacidade de superar adversidades e se reinventar.

Funções de Pertinência (Graus de Influência):

- Alto (A), Médio (M), Baixo (B), para cada variável.

Regras Fuzzy (Exemplos):

1. Se OT = A e QE = A e RA = A, então Futuro Promissor (FP) = A (mesmo com ASE = M/B).

2. Se OT = M e QE = B e ASE = B, então FP = B (risco alto de obsolescência).

3. Se OT = A e QE = M e RA = M, então FP = M (depende de políticas públicas e sorte).

Análise Probabilística (Considerando o Cenário Brasileiro):

- Pontos Positivos:

- Expansão da IA e computação quântica criam novas profissões (cientista de dados, engenheiro quântico, especialista em ética de IA).

- Acesso à educação digital (EAD, cursos gratuitos) pode melhorar QE.

- Profissionais resilientes (RA alto) podem se destacar mesmo em crises.

- Adversidades e Desafios:

- ASE incerto: Instabilidade econômica, desigualdade educacional e falta de infraestrutura tecnológica.

- OT desigual: Empregos em TI podem crescer, mas outras áreas sofrem com automação.

- Concorrência global: Profissionais brasileiros competem com IA e trabalhadores de outros países.

Resultado Fuzzy (Grau de Pertinência do Futuro Promissor):

- Se o educando investir em QE (aprendizado contínuo) e RA (mentalidade ágil), mesmo com ASE desfavorável, a pertinência de FP pode ser Médio-Alto (0.6 a 0.8 em escala Fuzzy).

- Caso contrário (QE baixo + ASE crítico), FP tende a Baixo-Médio (0.3 a 0.5).

Conclusão:

O futuro do profissional no Brasil *não é certo*, mas é *possível e dependente de fatores controláveis (qualificação, adaptabilidade) * e incertos (políticas públicas, economia). A *IA e a computação quântica são disruptoras*, mas quem se preparar terá vantagem.

Recomendação Fuzzy:

- Invista em *habilidades complementares à IA* (criatividade, gestão, ética tecnológica).

- Monitore *oportunidades em áreas emergentes* (quantum computing, cybersecurity, sustentabilidade).

- Desenvolva *resiliência* para navegar crises (mentalidade empreendedora, networking global).

No fim, o futuro é uma *função nebulosa*, mas com ações precisas, o educando pode inclinar a pertinência do sucesso a seu favor. "(DEEPSEEK AI),

CONCLUSÃO

Nesse breve artigo, usamos os conhecimentos sobre os avanços tecnológicos, matemática, estatística, a fim de demonstrar que a base de nosso conhecimento (matemática, estatística, e computação) deve representar a mesma base, dos futuros incluídos.

Estamos convictos de que a ação e atitude devem ser INDIVIDUAIS, em face do tempo e dos recursos necessários, para essa mudança, já que o tempo e recursos, se ausentes, afetarão os EXCLUÍDOS desse sistema atual e futuro, que se desenvolve paulatinamente.

Esse cenário se apresenta com a racionalidade e lógica diante das nossas pesquisas e conhecimentos, e lamentamos que muitos ficarão adstritos a margem dessa seleção, acometidos pela ausência de feeling necessário.

Esse fato é realmente preocupante, haja vista, a computação quântica que se aproxima a passos largos, e exigirá do educando maior e melhor conhecimento para sua aplicabilidade e compreensão.

Pedimos respeitosamente desculpas àqueles que não compactuam com esses escritos, mas entendemos que a VERDADE precisa ser degustada, pois sua inobservância afetará a nossa sobrevivência, onde respeitamos todas as pessoas físicas ou jurídicas que tenham considerações adversas, e nos limitamos à obediência dos preceitos legais, em respeito a essas considerações complementares.

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